Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
DISTRITO SANITARIO []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:67 - (990)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP; *.Ministério da Saúde*.
Título:Encontro Nacional para a reorganização das ações de saúde e saneamento ..-
Fonte:Goiânia, GO; s.n; set. 1986. 28 p. .
Resumo:O documento é um compilado de relatórios finais das plenárias realizadas no Encontro Nacional para a reorganização das Ações de Saúde e Saneamento pela Fundação SESP. O referido encontro, segundo o documento, aconteceu entre 08 e 12 de setembro de 1986 em Goiânia. O primeiro relatório apresentado é referente a temática “Saúde” em que se destaca o entendimento dos distritos sanitários como uma “organização espacial e funcional dos serviços de saúde” onde os serviços ofertados deveriam estar dentro do escopo da atenção primária, bem como garantir a referência a outros níveis hierárquicos para os pacientes. Esse primeiro relatório ainda ressalta que os distritos sanitários foram pensados dentro das Ações Integradas de Saúde a fim de estabelecer uma maior integração entre as instancias institucionais. Há ainda apontamentos em relação a estrutura das unidades e das equipes de trabalho, ao orçamento insuficiente para o desenvolvimento das atividades previstas, a ausência de um plano de cargos e salários para os profissionais. Por fim, esse relatório destaca que a universalização do atendimento está intrinsicamente ligada a ampliação da cobertura de serviços que só seria possível através da contratação de novos servidores e de uma melhoria na relação com a população, de forma que houvesse uma correponsabilização com maior participação da sociedade nas questões referentes a saúde e saneamento. O segundo relatório apresentado trata especificamente sobre saneamento, o relacionando diretamente com a saúde. Há uma série de decisões tomadas listadas nesse material que no geral tratam das ações adotadas pela Fundação SESP e visavam não só uma ampliação do conceito de saneamento mas também a necessidade de um esforço conjunto da Fundação com o Ministério da Saúde para estruturar uma Politica Nacional de Saneamento O terceiro e último relatório é sobre questões relativas a administração em que a descentralização era apontada como “condição básica para garantir a autonomia e a agilização das execuções administrativa, orçamentaria e financeira nas unidades prestadoras de serviços”. Nesse sentido são listadas uma série de medidas que deveriam ser incorporadas para que o processo de descentralização acontecesse da melhor forma possível. Os anexos presentes nesse documento são os chamados Roteiro de Discussão utilizados como texto base para a realização e debates do encontro.
Descritores:Relatório Final
Distrito Sanitário
Ações Integradas de saúde
Descentralização
Saneamento e Saúde
Localização:FSESP/A/00/EV/00/14

  2 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:41 - (964)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Júlio Vergara
Título:Plano de localização dos Distritos Sanitários no Estado do Rio de Janeiro ..-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; s.d. 2 p. .
Resumo:Documento composto por duas páginas, a primeira há um mapa cujo título é “Plano de localização dos Distritos Sanitários no Estado do Rio de Janeiro”, um projeto elaborado por Dr. Júlio Vergara. Esse mapa, embora seja cópia do material original, não está muito bom para leitura, é possível identificar algumas cidades, mas uma análise mais minuciosa é bastante difícil. O segundo é um esquema do Sistema de organização do Serviço em Geral, que tinha a chefia localizada em Niterói e se desmembrava em dois departamentos, um técnico e outro administrativo. O técnico se subdividia em: assistência, laboratório e propaganda, enquanto o administrativo tinha sob a sua jurisdição a secretaria, o almoxarifado e o arquivo. Todos reportavam ao Distrito Federal composto por um Posto e um Subposto. Ao contrário do primeiro mapa, esse esquema está legível.
Descritores:Distrito Sanitário
Planejamento em Saúde
Localização:BP/TP/19111010 (Série 3 - Dossiê 01)



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3